segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Outro" 25 de Abril !? ou "A apologia do "Não fazer nada"


Acumulam-se os apelos, uns de uma nova "revolução", outros de manter a "luta", continuar em "armas", seguir os caminhos e as escolhas, que cada grupo ideológico considera o remédio para todos os males .
Mas e "nós", os cidadãos, os que trabalham, os que lutam, os que estudam, os que votam? O que achamos nós? Não achamos nada? Não dizemos nada?
Vamos para a rua dizer mal do clube de futebol adversário, ou mesmo do nosso! Gostamos de comentar a moda e as festas retratadas nas revistas "cor-de-rosa"! Vibramos com as peripécias das novelas televisivas! Tudo temas dos quais não sabemos nada, não entendemos nada, nem estamos bem informados para opinar!
E sobre as questões políticas, sociais e económicas do país?
Dizemos mal, somos pessimistas, passivos, achamos que não tem nada a ver connosco, chamamos mentirosos aos políticos e a outros actores sociais e económicos, e continuamos sentados, sem nada fazer!
Mesmo no que deveríamos ser activos: votando, dizendo o que pensamos, comentando, escolhendo!
A culpa é sempre do "árbitro", nunca é nossa! Nunca somos nós a fazer escolhas, nunca somos nós que não reagimos, não vamos votar porque nada vai mudar!
Afinal, sabemos de futebol, moda, sociedade, novelas, vida dos outros e programas de televisão; nada sabemos de escolhas que nos afectam, nada sabemos sobre o modo como o país deve ser governado, não queremos ser culpabilizados pelas nossas decisões enquanto votantes?
Já pensámos que, por não dizermos o que achamos, votando, a lógica do sistema político mantém-se, exactamente do modo que achamos estar errado?
Já pensámos que, se formos passivos, as regras de que discordamos, vão-se manter pois, só com a mudança espelhada nas urnas, os políticos recebem o sinal de mudança, que os cidadãos exigem?
Afinal onde está o erro? Nos partidos? Nos políticos? No FMI? Nas televisões?
Os partidos fazem do país um jogo de futebol, pois sabem que os cidadãos reagem bem à violência, e às tomadas de posição futebolística!
Os políticos são incompetentes e "festivaleiros", pois os cidadãos, estão mais interessados em dizer mal, do que em exigir qualidade!
O FMI é o "papão" com que nos amedrontavam, quando não queríamos comer a sopa!
As televisões vendem o que os cidadãos/espectadores mostram querer comprar, ou para que acham que servem as análises de audiências?
Veremos o que vai acontecer em 5 de Junho. Veremos se voltamos a achar que o nosso voto para nada serve. Veremos se vamos voltar a dizer aos partidos políticos: "façam o que quiserem que nós cá estaremos para dizer mal no fim".
Veremos se finalmente, não vamos ter medo de errar, pois errar é humano, e a cada eleição é possível mostrar que estamos descontentes, e mais importante do que isso, podemos fazer que alguma coisa mude!

Sem comentários:

Enviar um comentário